Prémio Diogo de Castilho 2019
As Novas Instalações da Plural venceram o Prémio de Arquitectura Diogo de Castilho 2019 ex aequo com a Cerâmica Antiga de Coimbra
Biennale di Venezia 2021
O Bairro Padre Cruz (Lote 02) integra a representação portuguesa na Biennale di Architettura di Venezia, curadoria dos DepA architects
Prémio Reabilitação Urbana 2019
As Novas Instalações da Plural venceram o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019 para Melhor Intervenção Comercial e Serviços
UNIDADE ALOJAMENTO LOCAL
TIPO encomenda privada
CLIENTE Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco, Coimbra
LOCALIZAÇÃO Coimbra, Portugal
STATUS em elaboração
Localizado no centro da cidade de Coimbra, a dez minutos a pé do Polo I da Universidade de Coimbra e servido pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, o edifício está situado numa parcela de terreno delimitada pela Rua dos Combatentes da Grande Guerra, a Norte, pela Ladeira das Alpenduradas, a Sul e a Este e Oeste por parcelas de terreno com edifícios de escala semelhante. Trata-se de uma casa com registo original na Matriz datado de 1937. A sua estrutura e acabamentos conservam, na sua generalidade, o desenho e materiais originários, nomeadamente o trabalho de rebocos, as cantarias de pedra calcária da região, as caixilharias em madeira pintada e as fachadas rebocadas a cor-de-rosa velho. A pequena e sóbria fachada, amarrada à rua de maior tráfego, tem apenas um piso. No entanto, da diferença de cotas entre as duas vias resultam os 4 pisos que se expõem a Sul, voltados para a Ladeira das Alpenduradas, aos quais acresce ainda um logradouro dividido em dois socalcos.
O edifício existente, onde será instalado grande parte do programa proposto, preserva a traça original, assim como a estrutura, a composição das fachadas e o desenho dos vãos exteriores. As demolições e alterações resumem-se ao rebaixamento do piso da cave, à eliminação da escadaria adjacente ao alpendre na fachada Sul, do anexo existente no logradouro e da escadaria que serve a fachada Oeste. Também o telhado, que se apresenta muito degradado, será demolido e reconstruído com desenho idêntico.
A este edifício somamos, a Sul, um volume parcialmente enterrado, seguindo os alinhamentos Norte-Sul do existente e aberto para a Ladeira das Alpenduradas. Por ficar ao nível do piso-2, a cobertura do novo volume é aproveitada como logradouro, dissimulando a presença da massa da nova construção na forma original do terreno.
O novo volume, embasamento do edifício já existente, terá um carácter de durabilidade e robustez resultante do seu acabamento em betão branco aparente. Os alçados serão limpos e uniformes, conferindo-lhes leveza e não negando o carácter de modernidade que se pretende para a ampliação.
A organização e distribuição do programa desenvolve-se tendo como centro vital o piso-2, onde se concentram todas as áreas comuns e a recepção, e a partir do qual se irradia para o restante programa. Os três pisos acima são exclusivamente ocupados por quartos e respectivas instalações sanitárias, mantendo-se, na sua generalidade, a compartimentação já existente. Nos dois pisos abaixo, o novo volume compõe-se de três estúdios, cada qual com apoio de instalação sanitária e kitchenette e nesta prumada, constrói-se ainda o estacionamento com entrada acessível à cota da Ladeira das Alpenduradas.
O alojamento proposto tem capacidade para 28 pessoas, sendo que as 18 camas individuais e as 5 camas duplas estão distribuídas por 13 unidades de alojamento: 2 quartos triplos; 8 quartos duplos; 3 estúdios.
No limite Oeste do terreno, para acompanhar e servir todo este programa, prolongam-se as escadas existentes, vincando o enfiamento Norte-Sul, já insinuado na pré-existência, vencendo-se assim o desnível entre a Rua dos Combatentes da Grande Guerra e a Ladeira das Alpenduradas.
ALEXANDRE SARAIVA DIAS
Alexandre Saraiva Dias nasceu no Porto em 1974.
Licenciado em Arquitectura (2000) e pós-graduado em Arquitectura, Território e Memória (2004) pela Universidade de Coimbra onde lecciona no Mestrado Integrado do Departamento de Arquitectura.
Colabora, em 1999, no gabinete do Arquitecto Pedro Maurício Borges, em Lisboa, iniciando em 2000 a sua actividade enquanto profissional liberal.
Tem sido convidado a participar em debates, conferências e exposições na Casa da Arquitectura, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, entre outros.
Tem obra premiada e publicada tanto em Portugal como no estrangeiro, destacando-se o Bairro Padre Cruz, em Lisboa, integrado na RIBA International List 2018 e na selecção para a XI Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo 2019 (co-autoria com Luís Spranger e Bruno Silvestre), o Colégio Dandélio em Coimbra, Menção Honrosa no Prémio Diogo de Castilho 2017, a Solução Arquitetónica para a "Zona de Alvenaria" do Bairro da Boavista, em Lisboa, Primeiro classificado no Concurso Público de Conceção da Solução Arquitetónica para a "Zona de Alvenaria" do Bairro da Boavista em Lisboa, C‚mara Municipal de Lisboa (co-autoria com Luís Spranger e Bruno Silvestre), e as Novas Instalações da Cooperativa Farmacêutica Plural em Coimbra, obra vencedora do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019, na categoria de Melhor Intervenção Comercial & Serviços, e do Prémio Diogo de Castilho 2019.
ALEXANDRE SARAIVA DIAS
Bládiu bládiu...
MARIA AMÁLIA FREITAS
Maria Amália Freitas nasceu em Coimbra em 1974.
Licenciada em Arquitectura (2001) pela Universidade de Coimbra.
Colabora, em 1999, no gabinete do Arquitecto João Mendes Ribeiro, em Coimbra, iniciando em 2001 a sua actividade enquanto profissional liberal.
Tem obra premiada e publicada tanto em Portugal como no estrangeiro, destacando-se o o Colégio Dandélio em Coimbra, Menção Honrosa no Prémio Diogo de Castilho 2017, e as Novas Instalações da Cooperativa Farmacêutica Plural em Coimbra, obra vencedora do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019, na categoria de Melhor Intervenção Comercial & Serviços, e do Prémio Diogo de Castilho 2019.
MARIA AMÁLIA FREITAS
Bládiu bládiu...
Equipa
[desde 2002] Rui Stanzani Lapa, Carlos Querido Borges, João Portugal Santos, Rui Santos, João Lopes, César Marques, Joana Alves, Nuno Galvão, Adriana Manco, Maria Henriques Freitas, Joana Brito, Filipe Fonseca Costa, Joana Bem-Haja, Daniel Gameiro, Nuno Salgueiro, Miguel Serpa Oliva, Inês Moreira, Elísio Graça, Tiago Nunes da Costa, Inês Ribeiro, José Carvalho, Luís Sérgio Almeida, Nuno Pereira, Claudete Neves, Marília Santos, Ana Lopes, Daniela Santos, Nuno Sequeiros, Pedro Lopes, Joana Gouveia, João Mendes, Eloísa Salazar d'Eça, Inês Fonseca.
Team
Blá blá
Principais Clientes
Clients List
APPACDM Coimbra; Associação Nacional de Farmácias; Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro-Rovisco Pais; Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga EPE; Câmara Municipal Lisboa; Câmara Municipal de Montemor-o-Velho; Fundação Bissaya Barreto; IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional; Parque Escolar; Plural - Cooperativa Farmacêutica; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; SGAL-Alta de Lisboa; Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Coimbra
Associados
Design de Comunicação
www.graficosdofuturo.com
Associated
Comunication Design
www.graficosdofuturo.com
ORANGE arquitectura e gestão de projecto
T+F: 00351 23 970 14 23
orange@orangearquitectura.pt
Rua de Moçambique 173
3030 062 Coimbra
Portugal
Mapa
Map
Alexandre Dias
M: 96 642 28 05
alexandredias@orangearquitectura.pt
S: alexandresaraivadias
Amália Freitas
M: 91 612 13 93
amaliafreitas@orangearquitectura.pt
S: mariaamaliafreitas
–
entidades de resolução alternativa de litígios de acordo com o estipulado no nº2 do artigo 18º da Lei nº144/2015 de 8 de Setembro constantes em www.consumidor.pt