Prémio Diogo de Castilho 2019
As Novas Instalações da Plural venceram o Prémio de Arquitectura Diogo de Castilho 2019 ex aequo com a Cerâmica Antiga de Coimbra
Biennale di Venezia 2021
O Bairro Padre Cruz (Lote 02) integra a representação portuguesa na Biennale di Architettura di Venezia, curadoria dos DepA architects
Prémio Reabilitação Urbana 2019
As Novas Instalações da Plural venceram o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019 para Melhor Intervenção Comercial e Serviços
ESCOLA DE HOTELARIA + UNIDADE HOTELEIRA
TIPO encomenda privada
CLIENTE particular
LOCALIZAÇÃO Vila do Conde, Portugal
STATUS projecto
Este estudo pretende dar forma a um programa tão ambicioso como valioso para a cidade, aumentando a capacidade hoteleira de Vila do Conde em 74 quartos e criando uma escola de excelência no ramo da hotelaria, definindo-se assim, como âncora para requalificação da orla fluvial de Vila do Conde.
Estes dois braços programáticos - ensino e hotelaria - serão complementares a todos os níveis, desde a partilha de espaços, aparato técnico, formação de profissionais, até à flexibilidade de uso das áreas de quartos entre hotel e residência consoante os fluxos de ocupação.
O projecto base tem como objectivos requalificar e valorizar a área actualmente prevista no Plano de Pormenor da Seca do Bacalhau, nomeadamente através do desenvolvimento contínuo das infra-estruturas viárias que se desenvolvem desde a "curva do Castelo"; da manutenção de uma área específica de memória da antiga Seca; da abertura à comunidade da Unidade Hoteleira promovendo o uso independente das áreas de Bar, Restaurante e SPA; de uma Escola de Hotelaria de excelência, incluindo residência de estudantes e mini-auditório, para além do suporte de toda uma estrutura hoteleira acessível à formação prática; da construção de um posto de abastecimento de combustíveis que assegure o funcionamento da futura marina.
A aposta urbanística residiu no desenvolvimento horizontal da construção, de forma a promover uma volumetria final de cércea reduzida. Dada a complementaridade dos programas, toda a construção - à excepção do posto de combustível - se concentra no lado Poente do terreno.
A Escola é desenhada apenas num piso térreo, enquanto o Hotel se compõe de três pisos acima da cota de soleira, balizados entre o Parque de Jogos e a projecção da rua Ramiro Martins.
A partir do estrangulamento existente a meio da parcela até ao seu limite Norte, ficarão implantados os esteios actualmente existentes (e que se pretendem deslocar) assegurando a salvaguarda deste elementos e envolvendo-os num espaço verde lúdico e informativo do que foi a história deste sítio.
ALEXANDRE SARAIVA DIAS
Alexandre Saraiva Dias nasceu no Porto em 1974.
Licenciado em Arquitectura (2000) e pós-graduado em Arquitectura, Território e Memória (2004) pela Universidade de Coimbra onde lecciona no Mestrado Integrado do Departamento de Arquitectura.
Colabora, em 1999, no gabinete do Arquitecto Pedro Maurício Borges, em Lisboa, iniciando em 2000 a sua actividade enquanto profissional liberal.
Tem sido convidado a participar em debates, conferências e exposições na Casa da Arquitectura, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, entre outros.
Tem obra premiada e publicada tanto em Portugal como no estrangeiro, destacando-se o Bairro Padre Cruz, em Lisboa, integrado na RIBA International List 2018 e na selecção para a XI Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo 2019 (co-autoria com Luís Spranger e Bruno Silvestre), o Colégio Dandélio em Coimbra, Menção Honrosa no Prémio Diogo de Castilho 2017, a Solução Arquitetónica para a "Zona de Alvenaria" do Bairro da Boavista, em Lisboa, Primeiro classificado no Concurso Público de Conceção da Solução Arquitetónica para a "Zona de Alvenaria" do Bairro da Boavista em Lisboa, C‚mara Municipal de Lisboa (co-autoria com Luís Spranger e Bruno Silvestre), e as Novas Instalações da Cooperativa Farmacêutica Plural em Coimbra, obra vencedora do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019, na categoria de Melhor Intervenção Comercial & Serviços, e do Prémio Diogo de Castilho 2019.
ALEXANDRE SARAIVA DIAS
Bládiu bládiu...
MARIA AMÁLIA FREITAS
Maria Amália Freitas nasceu em Coimbra em 1974.
Licenciada em Arquitectura (2001) pela Universidade de Coimbra.
Colabora, em 1999, no gabinete do Arquitecto João Mendes Ribeiro, em Coimbra, iniciando em 2001 a sua actividade enquanto profissional liberal.
Tem obra premiada e publicada tanto em Portugal como no estrangeiro, destacando-se o o Colégio Dandélio em Coimbra, Menção Honrosa no Prémio Diogo de Castilho 2017, e as Novas Instalações da Cooperativa Farmacêutica Plural em Coimbra, obra vencedora do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019, na categoria de Melhor Intervenção Comercial & Serviços, e do Prémio Diogo de Castilho 2019.
MARIA AMÁLIA FREITAS
Bládiu bládiu...
Equipa
[desde 2002] Rui Stanzani Lapa, Carlos Querido Borges, João Portugal Santos, Rui Santos, João Lopes, César Marques, Joana Alves, Nuno Galvão, Adriana Manco, Maria Henriques Freitas, Joana Brito, Filipe Fonseca Costa, Joana Bem-Haja, Daniel Gameiro, Nuno Salgueiro, Miguel Serpa Oliva, Inês Moreira, Elísio Graça, Tiago Nunes da Costa, Inês Ribeiro, José Carvalho, Luís Sérgio Almeida, Nuno Pereira, Claudete Neves, Marília Santos, Ana Lopes, Daniela Santos, Nuno Sequeiros, Pedro Lopes, Joana Gouveia, João Mendes, Eloísa Salazar d'Eça, Inês Fonseca.
Team
Blá blá
Principais Clientes
Clients List
APPACDM Coimbra; Associação Nacional de Farmácias; Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro-Rovisco Pais; Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga EPE; Câmara Municipal Lisboa; Câmara Municipal de Montemor-o-Velho; Fundação Bissaya Barreto; IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional; Parque Escolar; Plural - Cooperativa Farmacêutica; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; SGAL-Alta de Lisboa; Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Coimbra
Associados
Design de Comunicação
www.graficosdofuturo.com
Associated
Comunication Design
www.graficosdofuturo.com
ORANGE arquitectura e gestão de projecto
T+F: 00351 23 970 14 23
orange@orangearquitectura.pt
Rua de Moçambique 173
3030 062 Coimbra
Portugal
Mapa
Map
Alexandre Dias
M: 96 642 28 05
alexandredias@orangearquitectura.pt
S: alexandresaraivadias
Amália Freitas
M: 91 612 13 93
amaliafreitas@orangearquitectura.pt
S: mariaamaliafreitas
–
entidades de resolução alternativa de litígios de acordo com o estipulado no nº2 do artigo 18º da Lei nº144/2015 de 8 de Setembro constantes em www.consumidor.pt